sábado, 6 de setembro de 2014

Ásia: Descolonização


Descolonização da Asia


O processo de descolonização Asiático teve o apoio do norte Americano e soviético. Naquele tempo estava ocorrendo a Guerra fria a. Desse modo, queriam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo.

A descolonização asiática teve ao mesmo tempo a Segunda Guerra Mundial. Varias colônias se tornaram independentes entre 1945 e 1950, das quais é Índia, Paquistão, Sri Lanka, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Laos .Em 1945, a Corea deixou de se submeter aos domínios japoneses. Essa ex-colônia japonesa se dividiu em 1948, que formou dois países conhecidos como Corea do Sul e Corea do Norte.

A China deu início à revolução socialista no seu território, impedindo que forças inglesas, alemãs e japonesas continuassem a comandar a região. O Camboja tornou-se independente da França em 1953. A Malásia e Cingapura conseguiram se libertar da colonização inglesa entre os anos de 1957 e 1965. O sub continente da Índia era a parte central do império britânico no século XX, cujos territórios formam hoje Paquistão e Bangladesh. No ano de 1947 Índia e Paquistão, lideradas por Jauaharlal Nehru e Liaqat Ali Cã (como primeiro ministro) respectivamente tornam-se independentes. Contudo, o alto custo dos conflitos entre hindus e muçulmanos continuam a causar vítimas e os estados de Jammu e Cachemira, mesmo o cessar fogo decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) não dá resultado, restante dos países que integram o Oriente Médio obteve a independência somente após a Segunda Guerra Mundial. Com exceção do Irã, que teoricamente nunca foi colônia de nenhuma metrópole europeia.





Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Labels